COMO AJUDAR

Sendo Sócio (mínimo 2 euros mensais); Voluntário / Apadrinhar; Adoptando um animal Donativos em géneros: Ração para cão/gato; Mantas / Camas / Casotas; Anti-parasitários Donativo monetário: NIB: 0035 0774 0013 9251 33043 NIF: 506 350 312 TLM - 938514487 ( deixe sms ou telefone das 7h30 as 8h15 ou depois das 19h00) Email: sobreviver.setubal@hotmail.com



quarta-feira, setembro 16, 2009

Relembrando a Galguinha... que agora é estrela no céu

1º mail do apelo:

"ola amigos da luta...muitos de vocês devem se lembrar da minha querida afilhada, galguinha...era dos ciganos, foi muito maltratada ao ponto de lhe matarem bebés dentro da barriga ao pontapé...passou invernos ao frio e chuva, passou verões trancada naquele maldito canil onde nem uma pinga de água eu conseguia lá enfiar (estava fechada a cadeado)... depois de muito lutar contra os seus donos lá consegui com que acabasse com aquela tortura e passasse a menina para uma barraquinha presa à corrente mais aproximada das casas. Passado mais algum tempo ela adoeçeu e esteve mesmo a morrer com anemia, febre da carraça e uma infecção uterina muito grande. Pedi lhe por amor de deus que ma deixasse levar ao vet ficou internada em tratamento e desde o dia que teve alta a menina começou a andar solta. Quando ficou melhor a alegria de andar solta era visível...corria, saltava, pulava...não me podia ver!!!era uma festa! a nossa relação criou grandes laços... um dia foi se deitar debaixo duma sombra dum carro e aconteceu a tragédia. Apareçeu me à porta com a pata pendurada por um fio sem dar um único "ai" e em estado de choque. Eu fiquei sem acção. O dono quando soube, foi lá e queria matá-la! Disse logo que uma cadela sem pata não serve para caçar. Não deixei e assumi...sem saber muito bem o que se ia passar...fui com ela para o vet, foi me dito que se ela vivia na rua mais valia adormecer pois uma cadela desta altura, sem patinha da frente era impossivel que conseguisse sobreviver muito tempo. Ponderei e não tive coragem...os olhos dela pediam que eu acreditasse. Foi operada e amputada, esterilizada, pedi ajuda para a conta que foram 600 euros, falei com a minha vizinha e ela concordou em dar-lhe abrigo caso conseguisse fazer lhe um muro e um portão para a proteger pois ela é pobre e não tem posses para nada. Assim foi...mais 200 euros para material e mão de obra e lá viveu ela desde 2006 até agora, com todo o conforto e carinho. Neste momento,a saúde atraiçoou-a...a minha menina desde há uns dias para cá come mas está a emagrecer de dia para dia...ESTÀ PELE E OSSO! Deita sangue pelo nariz, boca e hoje, quando a fui ver e buscar para o passeio que ela tanto gosta...ela não se quis levantar. Uma respiração ofegante,um olhar doente..."



2º mail do Mónica:



"amigos...infelizmente, não me restou outra hipótese...o estado clínico dela piorou. Ela já só estava cá porque o coração trabalhava...o olhar estava completamente vidrado...o veterinário disse me que ela estava a rejeitar o tratamento. Que não estavam a conseguir dar a volta ao resultado...estava a sofrer e a unica patinha da frente estava a criar feridas e sem sensibilidade nenhuma daí ela não se querer levantar pois tem dores horriveis. o veterinário aconselhou me a deixá-la partir...disse que não valia a pena fazê-la sofrer mais porque até a ele já lhe estava a custar vê-la com tanta dor...estava muito fraca e ia perder a luta. Então...depois de muito pensar, chorar e vomitar... so lhe pedi uma coisa...que fosse ele a adormecê-la,que a lena pudesse estar presentes na hora da partida porque eu não sou forte a esse ponto...adormeceu profundamente num ambiente calmo e o ultimo sentimento foi...alivio. Peço muita desculpa a toda a gente. A ela principalmente...minha querida menina..."






 

2 comentários:

M. disse...

Tenho pena , eu cheguei a conhecer a galguinha uma vez que fui ter com a Mónica para lhe levar ração e outras coisas para os animais que ela ajuda.
Mas se a galguinha estava a sofrer foi melhor assim. E pelo menos nos últimos anos ela foi bem tratada como merecia. Beijinhos Mónica e força !

Angelblue disse...

Chocante...